No dia 23 de novembro, na ACIT/CDL de Tupaciguara, a Prefeitura de Tupaciguara e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI/SAMU -promoveram um momento intitulado Encontro com o Samu: Salvando Vidas!

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Executiva do Consórcio, que contou com o apoio dos prefeitos da região, do Corpo de Bombeiros e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba.

Em nome do CISTRI/SAMU, Rodrigo de Alvim Mendonça – Secretário Executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – explicou sobre o funcionamento e os atendimentos.

No período da tarde, após as explanações do CISTRI/SAMU e do Corpo de Bombeiros, foi realizada uma simulação de atendimento entre SAMU e Corpo de Bombeiros, destacando a atuação das duas equipes, no qual simularam um acidente em via pública com vítimas, demostrando a atuação de socorristas, médicos, paramédicos, enfermeiros, e a retirada corpo da vítima sobre ferragens do veículo acidentado pelo Corpo de Bombeiros. A simulação contou, desde o primeiro passo, com a ligação para o 192, com a conversa com o médico regulador e também com o envio das ambulâncias tanto do SAMU quanto do Corpo de Bombeiros.

“Realizamos em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI/SAMU – um encontro excelente com muitos conhecimentos e com muitos esclarecimentos. O Encontro com o SAMU: Salvando Vidas! trouxe para Tupaciguara momentos de aprendizado e únicos, que com certeza ficará na memória de todos. Agradecemos a união dos prefeitos que estiveram presentes, dos secretários de saúde e de todos os colaboradores do CISTRI/SAMU192 que nos enriqueceram com a oportunidade de sanar dúvidas e melhorar os atendimentos. Ao Corpo de Bombeiros, nossos eternos agradecimentos pela colaboração na simulação com o SAMU de um atendimento a vítimas de um acidente. Parabenizamos a toda a rede municipal de saúde, no nome da Secretária Cátia, que estiveram presentes, atentos e tirando suas dúvidas. Tupaciguara precisa de momentos assim para buscarmos melhorar nossa qualidade de vida e de todos os tupaciguarenses”, destaca  o Prefeito Tenente Carlos.