Aconteceu, nesta segunda – feira, 17/12/2018, na Associação Comercial de Uberlândia (ACIUB) uma reunião do CISTRI/SAMU192 para mostrar dados dos 5 meses da implantação do SAMU no Triangulo Norte, com a presença do ex-ministro de saúde e consultor do CISTRI/SAMU192, Alexandre Padilha.

No dia 3 julho a 16 de dezembro, o SAMU recebeu mais de 55 mil ligações. Desse total, somente 4% foi considerado trote e a maioria das ligações resultou em orientações não medicas, ou seja, tiveram o intuito de saber sobre o funcionamento do serviço.

“O SAMU e um sucesso na região e veio para ficar. Os números mostram isso, a começar com as estruturações das cidades e com a eficiência no momento do atendimento ao chamado, que já identifica a situação e faz o encaminhamento certo, evitando que sobrecarregue o hospital HC- UFU. Outro ponto positivo e o entendimento da população em relação á seriedade do serviço. Nosso índice de trote e baixo,4,05%, sendo que em outras localidades chega a 20%”, disse Padilha.

O serviço funciona 24 horas nos sete dias da semana. As ligações pelo 192 são atendidas pelos técnicos que identificam o caso e encaminha ao médico regulador, que irá avaliar a ocorrência e determinar qual procedimento adotar. Uberlândia não aderiu o serviço, mas os pacientes de alta complexidade são conduzidos para o hospital das clinicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).