No dia 04 de fevereiro, reuniram-se os prefeitos do Consócio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI, para a eleição do conselho diretor e fiscal do referido consórcio. O Prefeito Tenente Carlos foi eleito presidente do CISTRI/SAMU, que é pessoa jurídica de direito público com natureza jurídica de associação pública, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro em Uberlândia-MG e teve seu estatuto aprovado em outubro de 2013.

O CISTRI tem por finalidade desenvolver ações e serviços de saúde, observados os preceitos que regem o SUS, especialmente no que tange ao gerenciamento dos serviços de urgência e emergência da Região Ampliada Triângulo do Norte, regendo-se pela Lei Federal nº 11.107/05, pelo contrato de consórcio público subscrito pelos seus consorciados e pelo estatuto.

Além do Presidente Prefeito Tenente Carlos, foram eleitos, pela única chapa, Unidos pelo Samu, o Vice Presidente: Leandro Luiz de Oliveira – Prefeito de Ipiaçu; o 1º Conselheiro: Lindon Carlos Resende da Cruz – Prefeito de Nova Ponte; o 2º Conselheiro: Cleidimar Zanotto – Prefeito de Capinópolis; o 3º Conselheiro: Isper Salim Curi – Prefeito de Santa Vitória. Além do Conselho Fiscal, tendo como Presidente: Dayse Maria Silva Galante – Prefeita de Estrela do Sul; Vice- Presidente: Antoninho Dall Agnol – Prefeito de Iraí de Minas; Secretário: Lindomar Amaro Borges – Prefeito Indianópolis; 1º Conselheiro: Último Bitencourt de Freitas – Prefeito de Monte Alegre de Minas; 2º Conselheiro: Saulo Faleiros Cardoso – Prefeito de Monte Carmelo.

Ao CISTRI compete, no âmbito da Rede de Urgência e Emergência: administrar o SAMU da macro Triângulo Norte; dar suporte infraestrutural para as bases descentralizadas do SAMU quando implantadas nos municípios consorciados que alocarão Unidade de Suporte Básico e/ou Unidade de Suporte Avançado de Vida; gerenciar os recursos financeiros repassados pelo Governo Federal, Governo Estadual e municípios consorciados; monitorar as ações e serviços de saúde de urgência e emergência, promovendo e fomentando a qualificação da assistência prestada aos usuários; integrar serviços assegurando o acesso dos usuários aos pontos de assistência à saúde de urgência e emergência;  promover ações de educação permanente na sua área de atuação, promover ações de mobilização social e promover a articulação entre os espaços de participação social, com vistas ao desenvolvimento de ações intersetoriais.

O CISTRI é composto por 27 municípios: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.

“Gostaríamos de agradecer a Deus por tudo que Ele tem realizado em nossas vidas. Neste momento agradeço a todos os prefeitos que fazem parte do CISTRI/SAMU que confiaram a minha pessoa a importância desse consórcio, pois sabemos que administrar um SAMU regional de 26 cidades não é brincadeira, mas, com a ajuda de todos, iremos continuar o belo trabalho desenvolvido pelo presidente Dr. Último, prefeito de Monte Alegre de Minas, ao qual agradecemos todos os esforços e conquistas. O Samu é um marco em nossa região e por isso não poderemos deixar diminuir essa importância e nem deixar de melhorar para que todos tenham mais qualidade de vida. Recebo com muita fé e esperança esse cargo de presidente do Consócio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI/SAMU”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.