No último dia 15 de Fevereiro, as equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e demais profissionais e estudantes da área, participaram do Workshop – Acidente envolvendo múltiplas vítimas – Aplicação do método START em cenários complexos, que aconteceu no anfiteatro do Bloco 8C, na Universidade Federal de Uberlândia. O evento contou com a participação do Capitão BM Gustavo Moraes Falcão, Segundo Sargento  BM Felipe Borges Ribeiro, e o Médico Regulador Dr. Maxwell Ferreira Barbosa, como instrutores, os quais ministraram as aulas sobre: Noções de Sistema de Comando em Operações, Aplicação do método START em ocorrências com múltiplas vítimas e Condutas e procedimentos realizados pro profissionais na área de concentração de vítimas.

O evento contou com aproximadamente 200 participantes, dentre eles vítimas, socorristas, apoiadores de cena e avaliadores. Foi montado um cenário de uma acidente automobilístico, o qual vitimou um elevado número de pessoas, e envolveu diferentes órgãos para resposta do socorro.

O evento teve com um dos objetivos capacitar os profissionais de emergência no uso da ferramenta da Simples Triagem e Rápido Atendimento (START) na catalogação, classificação e priorização do atendimento a vítimas quando a capacidade de resposta dos órgãos de emergência é superada pelo alto volume de acidentados e magnitude do evento adverso.

Veja imagens do evento.

Aulas:

Noções de Sistema de Comando em Operações

Aplicação do método START em ocorrências com múltiplas vítimas

Condutas e procedimentos realizados pro profissionais na área de concentração de vítimas