Uma menina, de 9 anos de idade, foi a primeira paciente atendida pelo resgate aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, do Triângulo Norte. A criança sofreu uma queda quando andava a cavalo em uma cavalgada particular com familiares e amigos na zona rural de Monte Carmelo. Com o tombo ela ficou inconsciente e irresponsiva, ou seja, sem reação a estímulos.

O Helicóptero Arcanjo foi acionado por volta de 11h50 deste domingo, 5 de maio na Rua Rômulo Alves Rezende, Retiro da Roça. Ela apresentava sangramento pelos ouvidos e, ao acordar, tinha confusão verbal. Foi imobilizada em prancha rígida e com colar cervical e levada ao Pronto-Socorro da cidade.

Devido ao estado delicado ela foi mais uma vez removida pela aeronave até o Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. No fim da manhã desta segunda-feira, o estado de saúde dela é considerado estável.

Primeiro resgate aéreo do SAMU

Este foi o primeiro resgate do Samu no Helicóptero Arcanjo da corporação, que tem como base Uberaba para atender macro regionais Triângulo Sul e Norte. Os pedidos podem entrar via bombeiros que atendem cidades com e sem Samu e por via Samu.

E discutido o caso a partir da entrada com as duas instituições. Bombeiros dinâmica e vôo e Samu condições de ato médico. A decisão e conjunta sobre os dois aspectos. Daí dependendo da região o caso e regulado pelo Samu.

Neste caso a regulação foi realizado pelo SAMU Triangulo Norte. Monte Carmelo faz parte da regional Triangulo Norte.