O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG e da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG realizou no último final de semana uma grande operação organizada pela Secretaria de Estado Saúde (SES-MG) para realização de transferência de pacientes acometidos com a Covid-19 de Coromandel para outros municípios. Dez pacientes foram transferidos em ações conjuntas, com empenho de viaturas e aeronaves.

Foram realizadas ações para a transferência de pacientes para unidades hospitalares nas cidades de Belo Horizonte e Uberaba. No sábado, 20, foram feitas sete transferências de pacientes de Coromandel para Belo Horizonte, com o apoio das Unidades de Suporte de Estrela do Sul e de Coromandel, ambas do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte – CISTRI SAMU 192, bem como do avião do CBMMG.

No domingo, 21, foram transferidos outros três pacientes de Coromandel para o Hospital Regional de Uberaba, sendo três mulheres de 64, 70 e 87. Foi empenhada na operação de transferência a aeronave da PMMG Pégasus 16, tripulada com médico e enfermeiro disponibilizados pelo CISTRI SAMU 192, juntamente com os pilotos da corporação.