A implantação do SAMU-192 iniciou com criação do CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA MACRORREGIÃO DO TRIÂNGULO DO NORTE – CISTRI.

O Protocolo de Intenções para constituição do CISTRI foi assinado em outubro de 2013 por 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte. São eles: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.

O CISTRI é pessoa jurídica de direito público com natureza jurídica de associação pública, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro em Uberlândia-MG e teve seu estatuto aprovado em outubro de 2013.

Atualmente os municípios consorciados e o CISTRI possuem Contrato de Rateio com valor pactuado em R$ 0,20 por habitante considerando a população registrada pelo TCU 2013, perfazendo o total de 1.248.863 habitantes.

O CISTRI tem por finalidade desenvolver ações e serviços de saúde, observados os preceitos que regem o SUS, especialmente no que tange ao gerenciamento dos serviços de urgência e emergência da Região Ampliada Triângulo do Norte, regendo-se pela Lei Federal nº 11.107/05, pelo contrato de consórcio público subscrito pelos seus consorciados e pelo estatuto.

Ao CISTRI compete no âmbito da Rede de Urgência e Emergência:
• Administrar o SAMU da Macro Triângulo do Norte.
• Dar suporte infraestrutural para as bases descentralizadas do SAMU quando implantadas nos municípios consorciados que alocarão Unidade de Suporte Básico e/ou Unidade de Suporte Avançado de Vida.
• Gerenciar os recursos financeiros repassados pelo Governo Federal, Governo Estadual e municípios consorciados.
• Monitorar as ações e serviços de saúde de urgência e emergência, promovendo e fomentado a qualificação da assistência prestada aos usuários.
• Integrar serviços assegurando o acesso dos usuários aos pontos de assistência à saúde de urgência e emergência.
• Promover ações de educação permanente na sua área de atuação.
• Promover ações de mobilização social.
• Promover a articulação entre os espaços de participação social, com vistas ao desenvolvimento de ações intersetoriais.

O Consórcio possui a seguinte estrutura administrativa:
• Assembleia Geral;

Conselho Diretor;

Conselho Fiscal;

Conselho Técnico-Executivo;

Diretoria Executiva.

O CISTRI é resultado da união e da vontade comum de 27 municípios que buscam fortalecer e qualificar a assistência à saúde da população da Região Triângulo Norte.

. Regimento Interno

Eleições para Diretor Clínico e Comissão de Ética Médica

Edital de Convocação

Resolução nº 2147/2016

Resolução nº 2152/2016

Resolução Plenária RP nº 317/2009

Informações adicionais

Procedimentos de Averiguação

Procedimento nº 001/2018

Procedimento nº 002/2018

Procedimento nº 003/2018

Procedimento nº 004/2018