Dos 26 entes consorciados, 17 deles contam com Bases Descentralizadas do CISTRI SAMU 192 implantadas em seu município. Os demais são referenciados de acordo com a Central de Regulação das Urgências do CISTRI SAMU 192.

O CISTRI SAMU 192 Triângulo Norte conta com 1 Central de Regulação das Urgências, 17 Bases Descentralizadas, 18 Unidades de Suporte Básico – USB’s e 5 Unidades de Suporte Avançado – USA’s e 01 Helicóptero – Arcanjo 06 – através de convênio realizado com o CBMMG.

O CISTRI SAMU 192 Triângulo do Norte está integrado com as Unidades de Resgate 193 do Corpo de Bombeiros Militar que também assistem a região. Os pelotões do CBMMG localizados nos municípios de Patrocínio, Ituiutaba e Araguari são compartilhados com o CISTRI SAMU 192 para operacionalização de algumas Bases Descentralizadas.

Os municípios que não contam com pelotão do CBMMG disponibilizaram espaços em Unidades de Saúde e/ou estruturas públicas para compartilhamento com CISTRI SAMU 192, com objetivo de operacionalizar a Base Descentralizada naquele território.

A Central de Regulação das Urgências do CISTRI SAMU 192 tem sua sede no Município de Uberlândia instalada no complexo da 9ª Região Integrada de Segurança Pública – RISP. Este imóvel é compartilhado por órgãos de segurança pública já instalados no local, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Civil.

Com a integração do CISTRI SAMU 192 e as Unidades de Resgate 193 do CBMMG, tanto o acionamento do tridígito 192 quanto do 193 ao que se referir à demanda de atendimento pré-hospitalar móvel será regulado por uma única Central Regulação de Urgência, vinculada ao SAMU 192, evitando empenho de ambulância e de unidades de resgate ao mesmo tempo e para o mesmo objetivo sem alinhamento e comunicação.

A integração entre CISTRI SAMU 192 e Unidades de Resgates 193 do CBMMG tem como princípios norteadores:

  • Prestação de serviço de urgência e emergência com qualidade e rapidez à população;
  • Integração, cooperação mútua e trabalho participativo entre CISTRI SAMU 192 e CBMMG;
  • Eficiência na organização e gestão, de forma a garantir o emprego racional dos recursos e evitar duplicidade de empenho de viaturas.
  • Compartilhamento entre CISTRI/SAMU 192 e CBMMG de software, informações e banco de dados relativos aos atendimentos pré-hospitalares;
  • Padronização de procedimentos e condutas operacionais entre as equipes;
  • Capacitação e treinamento continuado das equipes;
  • Gestão local e regional integrada do serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.

A Deliberação CIB-SUS/MG nº 1.690, de 10 de dezembro de 2013, aprovou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192 na Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte e definiu o quadro de distribuição de Unidades de Suporte Básico e Avançado.

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO UNIDADE DE SUPORTE BÁSICO – USB E DE UNIDADE DE SUPORTE AVANÇADO – USA  POR MUNICÍPIO