Na manhã da última terça-feira 03/04/2018, o presidente do CISTRI, prefeito de Monte Alegre de Minas, Dr. Último Bitencourt, juntamente com o vice-presidente Saulo Faleiros, prefeito de Monte Carmelo, demais prefeitos(as), secretários (as) municipais de saúde, e assessores dos municípios consorciados do CISTRI estiveram em Belo Horizonte reunidos com o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o Subsecretário de Assunto Municipais Marco Antônio Leite e o Secretário Estadual de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz.

Em pauta foi discutido a concretização da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O governador Fernando Pimentel informou que o Serviço é de grande importância para região e que toda a equipe irá se mobilizar para que o SAMU se efetive e entre em funcionamento. O Secretário Estadual de Saúde, Nalton Sebastião, ressaltou que o Estado tem o compromisso da instalação do Serviço e reafirmou que a inauguração do SAMU 192 na região Triângulo Norte irá se efetivar.

O Consórcio vem somando esforços para a implantação do Serviço que até então aguardava contrapartida do Estado. Em detrimento do compromisso entre o Estado de Minas Gerais e o CISTRI de iniciar as atividades em junho 2018, o CISTRI continua seu trabalho para cumprir com a data proposta.