Em 2017, o Grupo Condutor Estadual (GCE) da Rede de Urgência e Emergência (RUE), através do Plano de Ação Regional (PAR) apresentou um diagnóstico do conjunto de serviços de saúde que atuam às urgências e emergências na região Triângulo Norte de Minas Gerais, bem com as lacunas e necessidades, além de estratégias necessárias para superar os problemas. A elaboração do PAR atentou-se para a realidade local, considerando a capacidade instalada dos prestadores, as condições técnico-operacionais dos estabelecimentos de saúde que compõem a RUE e outras variáveis inerentes a esta Rede para propor um dimensionamento em conformidade com a expectativa de demanda.

No dia 24 de Março de 2020, foi publicada a portaria nº505, que aprova o componente Hospitalar do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Região Ampliada de Saúde Triângulo Norte de Minas Gerais e para sua implementação, estabelece recursos do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde a serem incorporados ao Grupo de Atenção de Média a Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Estado de Minas Gerais.

A destinação total imediata é de R$14.025.576,29/ano e se refere às portas de entrada hospitalar de urgência. Além das portas de entrada hospitalar publicadas, o PAR teve outros dois componentes autorizados em 2019 pelo Ministério da Saúde para custeio federal que são o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e o Serviço Domiciliar (SAD).

A destinação do recurso será às portas de entrada hospitalar de urgência-quatro na região, e a qualificação de 67 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto e Pediátrico nestas instituições.  O único hospital do município de Uberlândia contemplado é o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC-UFU). O hospital é referência em alta complexidade para o Triângulo Norte e receberá recurso na ordem de R$7,2 milhões por ser porta de entrada e urgência e qualificação de 37 leitos. As demais unidades são: Hospital São José de Ituiutaba e as Santas Casas de Misericórdia de Araguari e Patrocínio.

Fonte:portalmonte.com.br