O que é o SAMU?

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Qual a sua importância?

O SAMU salva vidas, além de diminuir sequelas. Os veículos não são meras ambulâncias, são unidades móveis de atendimento, capazes de dar socorro e, em muitos casos, liberar o paciente no próprio local do acidente. E em algumas unidades são realizados pequenos procedimentos cirúrgicos.

Mas o SAMU vai aumentar a demanda por mais leitos hospitalares?

Independente de ter o SAMU ou não, a demanda por urgência e emergência já existe. Além disso, o SAMU não aumenta o número de acidentes que, infelizmente, são decorrentes de outros fatores. No entanto, propicia um resgate mais eficiente e mais rápido das vítimas.

E por que o SAMU ainda não começou a funcionar na Região Triângulo Norte?

Para implantação do serviço na região o processo começou do zero. O SAMU é um serviço regional e para implantá-lo foi criado um Consórcio Intermunicipal de Saúde com 27 municípios da região do Triângulo Norte. Houve um esforço para aprovação de leis em cada um desses municípios. As bases descentralizadas estão prontas e equipadas, a Central de Regulação instalada e os insumos já foram adquiridos.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está em estudo da disponibilidade de recursos para o custeio mensal do serviço, haja vista que a Governo Estadual deverá abarcar todo o recurso (parcela Federal e Estadual), aproximadamente R$ 3 milhões/mês, até que se efetive a habilitação pelo Ministério da Saúde.

Tão logo isso aconteça o SAMU será inaugurado e entrará em funcionamento, atendendo a população dos 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo Norte, beneficiando aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

Mas, qual a contrapartida municipal para o funcionamento do SAMU?

Cada município do Consórcio contribui com R$ 0,20 per capta todo mês, além de repasses do Estado e da União. A diferença do serviço implantado na região para outras localidades é justamente o fato de ser um serviço regional e não apenas onde um só município banca sozinho.

Com o SAMU, vai aumentar a vinda de pacientes para Uberlândia?

Não, pelo contrário, vai ajudar a desafogar os atendimentos no Hospital de Clínicas da UFU. Isto porque foi criada uma Central Única de Regulação das Urgências. Agora, Araguari, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patrocínio também terão que dividir a responsabilidade sobre os atendimentos, ou seja, há uma descentralização da assistência em urgência e emergência. Nessas cidades, há unidades de saúde de referência para receber pacientes. Ao todo, são 22 bases descentralizadas distribuídas em 17 municípios, além da Central de Regulação das Urgências e do Ponto de Apoio, que conta com almoxarifado, central de abastecimento farmacêutico e área de lavagem e assepsia que têm sede em Uberlândia.

O SAMU compete com os Bombeiros?

Não, são serviços complementares. A atuação do SAMU e do Corpo de Bombeiros será integrada nos 27 municípios. O Corpo de Bombeiros é direcionado para casos de trauma e o SAMU para casos clínicos e ou trauma também. O SAMU sempre será chamado quando houver a necessidade de atendimento médico e essa avaliação será feita pela Central de Regulação das Urgências, instalada em Uberlândia na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP).

E quando começa a funcionar efetivamente?

Assim que for celebrado convênio de custeio entre o Governo do Estado e o Consórcio. O Estado já disponibilizou 31 ambulâncias, sendo que 5 destas, as Unidades de Suporte Avançado – USAs já foram entregues e estão equipadas.  Os profissionais que vão atuar no SAMU também já passaram por processo seletivo e capacitação e já estão prontos para começar a trabalhar.

Quando chamar o Samu ou Corpo de Bombeiros?

tabela-4Em todos os casos relacionados acima o SAMU 192 e o Corpo de Bombeiros 193 podem trabalhar integrados, inclusive contando com o apoio da Polícia Militar sempre que necessário.