A Diretoria Executiva do CISTRI participou do Encontro de Prefeitos Eleitos que aconteceu no dia 01 de dezembro na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP.
Na ocasião estavam presentes prefeitos eleitos, assessores e convidados. A Secretária Executiva do CISTRI, Dayana Fonseca, apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Consórcio desde sua criação e respondeu às dúvidas apontadas.
Dayana destacou a importância da união de todos prefeitos eleitos para o fortalecimento da região. “ Todos os municípios são imprescindíveis para o CISTRI independentemente do número de habitantes. Importante que se unam e estudem estratégias para que possamos o quanto antes colocar o SAMU Triângulo Norte em funcionamento. ”
Participaram da apresentação o Major Leonardo e o Capitão Duarte representantes do Corpo de Bombeiros Militar, parceiros no processo de implantação do SAMU na região. Major Leonardo destacou a importância da integração entre CBMMG e SAMU e falou sobre o acompanhando das ações desenvolvidas pelo Consórcio. Ressaltou que a população ganhará com a implantação do SAMU e que todos aguardam ansiosamente pelo início das atividades.

Sobre o andamento do processo de implantação do SAMU 192 Triângulo Norte

No dia 24 de novembro de 2016 a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais repassou ao CISTRI valor correspondente a R$ 1.000.000,00 vinculados ao Convênio nº 3594/2015 celebrado em dezembro de 2015. O Consórcio já havia recebido em março de 2016 o valor de R$ 3.598.007,90. Este recurso foi utilizado na execução de parte do objeto, incluindo a realização do Treinamento Introdutório oferecido aos candidatos aprovados no Processo Seletivo Público Simplificado realizado em fevereiro e março de 2016. Ainda restam R$ 2.207.610,21 a serem repassados referentes ao mesmo Convênio.

O CISTRI aguarda a celebração de contrato com Governo Federal e Governo Estadual que garanta o repasse do recurso para início das atividades e custeio do SAMU na região. O valor a ser repassado pelo Governo Federal mensalmente para custear o serviço corresponde a R$ 623.350,00. Já a contrapartida do Governo Estadual para funcionamento e custeio mensal equivale a cerca de R$ 3.000.000,00 e a contrapartida do Consórcio corresponde a R$ 249.772,60/mês.

Até a presente data não há posicionamento do Governos Federal e Estadual referente à celebração dos instrumentos e liberação das outras 26 Unidades de Suporte de Vida. O CISTRI recebeu e equipou as 5 Unidades de Suporte Avançado de Vida.
A etapas para implantação do SAMU sob a responsabilidade dos municípios consorciados foram cumpridas. O CISTRI aguarda o posicionamento do Governo Federal e Estadual para continuidade do processo.