No dia 27/06/2017, terça feira, aconteceu no município de Monte Carmelo um dos Encontros dos Fóruns Regionais, que tem como objetivo reunir representantes do Governo do Estado, Prefeitos, Vereadores, entidades empresariais e sindicais, representantes dos Poder Legislativo Estadual e Federal, a sociedade civil, garantindo a participação popular na elaboração, execução e acompanhamento das políticas públicas na região.

Na oportunidade estavam presentes o Secretário Executivo da Região do Triângulo Norte do Estado de Minas Gerais, Margonari Marcos, o Representante de Governo, Joedis Marques, o Prefeito de Monte Carmelo e Vice-Presidente do CISTRI Saulo Faleiros, o Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, o Tenente Coronel André Humia Casarim, a Superintendente Regional de Saúde, Rosângela Paniago, o Secretário Executivo do CISTRI, Rodrigo Alvim, e demais representantes do Governo.

O Secretário Executivo, Rodrigo Alvim, a convite do sr. Margonari Marcos, falou sobre as etapas concluídas por parte do CISTRI para o processo de implantação do SAMU na Região Triângulo Norte.

Segundo Rodrigo, o projeto está em etapa avançada, com grande parte dos materiais necessários já adquiridos, além disso todas as Bases Descentralizadas nos municípios consorciados, já estão à disposição para início das atividades. Aproximadamente 89% do recurso do investimento já foi repassado do Estado para o Consórcio, que aguarda o último repasse financeiro para conclusão do plano de trabalho.

No mês de maio passado, a Secretaria de Estado entregou ao CISTRI as 26 Unidades de Suporte Básico (USB’s) no Encontro Regional em Ituiutaba.

Em reunião com a Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde – SES/MG, no início de junho, fomos informados que as oficinas para elegibilidade dos hospitais que irão compor a rede de resposta às urgências e emergências serão retomadas nesse mês de julho.

Ainda no mês de junho, o presidente do Consórcio Dr. Último Bitencourt, e o Secretário Executivo Rodrigo Alvim, estiveram reunidos com o Sr. Marco Antônio Leite, Subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Governo – SEGOV/MG, afirmando que o governo de Minas prioriza a implantação do SAMU 192/Triângulo Norte com previsão de início de suas atividades ainda para o segundo semestre de 2017.

Atualmente, o Consórcio aguarda posicionamento do Governo do Estado para a assinatura do Contrato de Custeio e o início das atividades do SAMU192 na Região Triângulo Norte de Minas Gerais.