A Prefeitura de Uberlândia e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo Norte (CISTRI), promoveram nesta quinta-feira (02), mais um dia de treinamento da segunda turma dos aprovados no processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Macrorregião Triângulo Norte. Nesta turma, a simulação mobilizou 174 profissionais entre médicos, enfermeiros, condutores, socorristas e profissionais da Central de Regulação. A capacitação é com foco no atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar para atuarem em operações de busca, resgate e salvamento. O curso conta com carga horária de 50 horas, divididas entre aulas praticas e teóricas que acontecem simultaneamente em 12 oficinas. O treinamento segue até domingo nos espaços do Hotel San Diego.

Foto: Secom PMU

No local foram desenvolvidas ações de colisões de automóveis, socorro a múltiplas simulações resgate a vítimas em situações de risco com rompimento de obstáculos e entrada em locais de difícil acesso, reanimação cardiopulmonar, urgência pediátrica, trauma de tórax e abdômen, direção defensiva, reanimação cardiopulmonar, urgência obstétrica, entre outros. Ao todo, 664 passarão pelo processo que está dividido em quatro turmas.

O médico Luiz Fernando Alves contou que a capacitação é muito importante para que o profissional esteja qualificado para executar seu trabalho nessas situações extremas, que exigem, além de preparo físico, domínio das ferramentas e trabalho em equipe. “A ação nas ruas é bem diferente do que a gente vê no hospital. Aqui a gente aprende o quanto o tempo e entrosamento da equipe são importantes para o resgate e atendimento às vitimas de acidentes. O curso possibilita que o profissional viva o que pode enfrentar na rua”, contou.

A capacitação das quatro turmas segue até dia 19 de junho e a previsão é que o Samu entre em funcionamento ainda esse mês. Serão 31 ambulâncias distribuídas nas 27 cidades que pertencem à Macrorregião Triângulo Norte. Dessas, 10 são para Uberlândia sendo oito Unidades de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA). A cidade contará ainda com a Central de Regulação de Urgência exclusiva para o Samu, que funcionará na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).